Big Bamboo | Big Bamboo é Slow Food e Km zero
547
post-template-default,single,single-post,postid-547,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive
 

Big Bamboo é Slow Food e Km zero

Ao contrário do que se imagina, Slow Food não é apenas um movimento na contra mão do Fast Food, mas sim uma filosofia de vida. É comportamento, uma mudança de hábitos de consumo,
valorizando mais os momentos que passamos com as pessoas que amamos e valorizando os ingredientes, suas origens, seus produtores e respeitando cada ingrediente, os utilizando ao máximo, sem desperdício! E não apenas a parte “boa” ou “mais fácil”.

O Slow Food é um movimento que surgiu na Itália e que promove essa busca constante por uma gastronomia mais justa, por uma agricultura mais familiar. O Quilometro Zero é um braço do movimento que fomenta ainda mais a economia local, promovendo o encontro entre o restaurante e o produtor, no raio mais próximo possível do estabelecimento, se possível no raio de até um quilometro, por isso o nome Quilometro Zero.

A ideia é buscar ingredientes frescos, fomentar o pequeno produtor, a produção familiar o mais próximo possível. Como comprar o peixe direto do pescador, os produtos de horta orgânica comunitária. Assim, valorizamos a gestão sustentável dos recursos, preservamos a biodiversidade, protegemos técnicas de manejo regionais, diminuindo a emissão de gases com efeito estufa, afinal retira das ruas os enormes caminhões de entrega.

No Big Bamboo, em parceria com Sr Artur, estamos trabalhando nesta filosofia. O resultado apresenta pratos mais saudáveis, mais saborosos e mais conscientes.

Por Leonardo Goulart / Chef consultor